Músculos Estáticos e Dinâmicos

Os músculos são classificados de acordo com a distribuição de suas fibras, denominadas  tônicas e fásicas.  As fibras tônicas estão presentes em maior proporção nos músculos  antigravitacionários (Estáticos), já as  fibras fásicas estão presentes em maior proporção nos músculos que realizamos os movimentos (Dinâmicos).

A maioria dos músculos contém um percentual dos dois tipos de fibras, porém, sempre há o predomínio de uma delas,  conforme a função do músculo em nosso corpo.  As  fibras tônicas (Também chamadas de fibras do tipo I, encurtam-se com relativa lentidão e geram energia predominantemente através do metabolismo aeróbico). As fibras fásicas  (chamadas de tipo II,  geram energia por processos anaeróbicos em contrações dinâmicas rápidas e vigorosas). As fibras do tipo II podem ser subdivididas em dois tipos: tipo IIA – fibra que possui características intermediárias (aeróbias e anaeróbias) e tipo IIB – fibra que possui maior potencial anaeróbio do que aeróbio.

A RPG atua principalmente nos músculos que possuem maior predominância de fibras do tipo I, responsáveis pela manutenção do controle postural.

             

Os músculos fásicos estão  geralmente  localizados nos membros inferiores e superiores e são responsáveis por gerarem movimentos grandes. Os músculos tônicos são chamados de antigravitacionais, pois lutam constantemente contra a gravidade para manter o nosso corpo em posição ereta, sendo músculos posturais. Por esta razão, estes músculos devem ser constantemente trabalhados com alongamento e fortalecimento e RPG, pois estão mais suscetíveis aos encurtamentos importantes, causando desvios posturais e dores.